A exportação no mercado brasileiro | Orbe Consultoria Internacional

A exportação no mercado brasileiro | Orbe Consultoria Internacional

Tendência crescente no mercado brasileiro

Como já contamos aqui no nosso blog a exportação é uma grande aliada em épocas de crise e nesse ano não foi diferente, o corona vírus não impediu que o Brasil tivesse um crescimento de 6% nas exportações apenas no primeiro semestre de 2020.

Boa parte desse aumento se deve a uma crescente participação de micro e pequenas empresas na exportação, sendo que essas tem o maior percentual de participação desde 2008, somado a isso o número desse tipo de empresas operando no comércio exterior também cresceu em 16%. Com esse aumento, elas passaram a representar 49,6% dos exportadores brasileiros. Boa parte desse aumento se dá pelo programa do PNCE (Plano Nacional da Cultura Exportadora) idealizado pelo governo federal.

Um setor mais específico que a exportação brasileira encontrou aumento foi na exportação de maquinários têxteis na América Latina. Em um evento organizado pela BMS (Brazil Machinery Solutions) seis empresas brasileiras registraram um crescimento de 20% em seus negócios.

Outro bom indicador para o setor de exportação é a projeção do governo que prevê que as exportações brasileiras vão superar, em valor, as importações em cerca de US$55 bilhões! É inegável que a exportação está cada vez mais presente nas empresas nacionais.

Exemplos brasileiros que tiveram sucesso no exterior

Além das pequenas e médias empresas que fazem parte do mercado mundial vamos mostrar algumas multinacionais que já são consagradas no exterior que podem servir de inspiração para seu negócio!

· Havaianas

É impossível morar no Brasil e não conhecer a marca de chinelos e sandálias Havaianas, no entanto, você sabia que a empresa só começou a exportar seus produtos no começo dos anos 2000? Em conjunto com o plano de exportação a Havaianas passou por uma reformulação que levaram á consolidação de uma marca de moda reconhecida. Em apenas 20 anos a Havainas é uma das maiores marcas de chinelo e está presente em praticamente todo o globo.

· BRF

A BRF se deu na fusão entre Perdigão e Sadia feita em 2012 dois principais atores do mercado de alimentação brasileiro. Hoje em dia, o processo de exportação funcionou tão bem que a BRF já está presente em mais de 150 países e tem como uma de suas principais estratégias a comprar de marcas globais para aumentar o reconhecimento de mercado.

· Fibria

Uma das multinacionais mais novas que temos no cenário internacional a Fibria foi fundada em 2009 e tem 94% de sua receita vinda do mercado internacional, exportando para mais de 40 nações. A Fibria é uma empresa de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto e já tem aprovado projetos para aumentar exponencialmente sua capacidade de produção.

· Vale

Uma das maiores exportadoras brasileiras, a Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, sendo que na extração de ferro e níquel é a maior. A Vale teve uma explosão de crescimento em conjunto com o desenvolvimento da China já que grande parte do minério usado para as construções vinham da empresa brasileira. Fundada em 1942 é uma gigante consolidada no mercado internacional e nacional.

Como você pôde ver ao longo desses textos não faltam indicadores e exemplos que demonstram os benefícios da exportação, além de prover uma independência do mercado interno a exportação estimula uma melhora na empresa, seja em logística, desenvolvimento, qualificação na mão de obra, ajuda a consolidar a marca e adiciona credibilidade a empresa. Também ajuda no crescimento da receita da empresa, sendo que a maioria das exportadoras tem mais de 50% da sua receita vinda do mercado externo.

A exportação no mercado brasileiro | Orbe Consultoria Internacional

Fontes: Revista Exame | Revista Forbes | Santander Negócios e Empresas | Portal Apex Brasil | Ministério da Economia | AISEC | Invest SP

Deixe um comentário